Você saberá mais, a partir de agora, sobre uma modalidade esportiva muito praticada em clubes, hotéis, acampamentos, resorts, SPAS, e algumas academias no Brasil, o BIRIBOL!!

BIRIBOL nasceu em Birigui-SP, inventado pelo Prof. Dario Miguel Pedro, seu criador, idealizador e divulgador, no ano de 1968. É um esporte aquático, que nasceu da necessidade de estímulo e motivação nas piscinas. Surge como forma inteligente de se usar as piscinas para a prática e aprendizado da natação.

É a mais nova modalidade esportiva do Brasil, e o único esporte genuinamente brasileiro, nascido e criado dentro das nossas fronteiras e praticado dentro de uma piscina especial de 4,00 x 8,00 x 1,30 m (profundidade) com rede, bola e postes de sustentação.

É um esporte educativo e recreativo, sendo praticado com quatro (4) ou dois (2) jogadores de cada lado. Divide-se em partidas de três (3) ou cinco (5) “setes” de vinte e um (21) pontos cada um. Suas regras são semelhantes às do voleibol, porém, com suas próprias características. É muito fácil de ser jogado, e não é necessário que a pessoa que vai jogar saiba nadar, pois os jogadores ficam em pé dentro da água com os braços levantados. No início, o jogador sente que a água prende muito, mas a medida que vai jogando, aprende a usar a água para dar mais impulso ao salto, adquirindo grande flexibilidade.

No BIRIBOL, você usa todos os músculos do corpo, adquirindo um grande desenvolvimento físico. Faz os mesmos exercícios de um jogador de futebol, vôlei, bola ao cesto ou de um nadador, com a vantagem de não cansar demasiadamente e não correr o risco de se machucar.

Esporte eclético porque atende a todos os tipos de pessoas, não alijando ninguém. É versátil e acessível às pessoas, chegando a exercer, além dos efeitos físicos, também os efeitos psíquicos sobre aqueles que participam do jogo.

Esta modalidade tem contribuído não apenas para a melhoria da saúde do corpo mas principalmente para a saúde da mente. Está comprovado na prática ter um efeito tranqüilizador, pois diminui a ansiedade e aumenta a resistência ao trabalho.

O BIRIBOL pode ser praticado por ambos os sexos, por jovens, por pessoas mais idosas sem nenhum limite de idade, com qualquer peso. Propicia ótima condições de exercícios aos deficientes físicos, para as pessoas que são enfartadas, aos portadores de artrose ou traumatismo dos mais variados tipos, aquelas que possuem problema de coluna, bronquite, asma, etc.

É um excelente ativador da circulação sangüínea, levando o indivíduo ao ritmo de 120 pulsações por minuto, o que dá um alargamento dos vasos sangüíneos. Ajuda a baixar o nível de colesterol, diminui a sensação de cansaço e faz baixar a pressão sangüínea, que, por conseguinte diminui os riscos nos ataques cardíacos. Provoca a diminuição de peso, ajudando a queimar calorias, fazendo com que os alimentos passem mais depressa através do conduto intestinal, e ainda auxilia a diminuir a fome.

O BIRIBOL provoca por intermédio da água um grande massageamento muscular, isto porque mantém o corpo o mais leve possível dentro da piscina.

Uma das coisas mais importantes no BIRIBOL, é que ele não permite que cada pessoa se exercite com maior intensidade física do que o seu próprio coração pode suportar. A água funciona como elemento de retenção a movimentos físicos mais excessivos, isto é, cada um vai fazer o exercício que seu organismo se permite, sem o exagero prejudicial.

Um corpo acostumado a se movimentar é muito mais saudável e melhor preparado para conviver com os momentos inevitáveis que o “Stress” provoca.

A modalidade oferece interessante prática esportiva sem ser necessariamente um esporte competitivo, sem a preocupação de boa performance por parte dos que jogam e promove uma fabulosa recreação física de lazer.

O BIRIBOL pode contribuir enormemente no sentido de promover o hábito de um estilo de vida mais ativo para a população.

Algumas características próprias, que o BIRIBOL oferece ao praticante:

  •  a posição parcialmente submersa na água, promove menor sobrecarga articular diminuindo o risco de lesão;
  •  a dissipação do calor corporal é maior de que em terra (termo condutibilidade), o que aumenta a capacidade de suportar trabalho muscular por mais tempo;
  •  a resistência da água bem como a pressão exercida na superfície corporal aumenta o aporte sanguíneo no coração(retorno venoso);
  •  alteração da freqüência cardíaca durante a prática sem tanto esforço físico;
  •  menor estresse fisiológico e maior sensação de conforto;
  •  dados recentes(freqüência cardíaca e demanda energética) coletados durante o jogo de BIRIBOL (competição), parecem demonstrar um esforço
    cardiovascular moderado, e gasto de energia significante.

Essas características sugerem, que o BIRIBOL associado com outras formas de exercício físico, pode contribuir para a melhoria da função cardiovascular, auxiliar nos programas de exercícios físicos voltados a manutenção e redução do peso corporal, melhora a capacidade funcional e qualidade de vida dos indivíduos, como um agente promotor de saúde.

Venha conhecer e participar da mais nova sensação do momento em Goiás…

…BIRIBOL