O BIRIBOL, nasceu em Birigüi-SP, inventado pelo Prof. Dario Miguel Pedro, seu criador, idealizador e divulgador, no ano de 1968.
Esporte aquático, que nasceu da necessidade de estímulo e motivação nas piscinas, o BIRIBOL se assemelha ao vôlei, jogado em piscina pequena e possível de ser adaptado facilmente. Surgiu como forma inteligente de se usar as piscinas para a prática e aprendizado da natação, não se restringindo ao ensino técnico, mas disseminando uma educação para o lazer. Trata-se de uma nova modalidade esportiva no Brasil, nascido e criado dentro das nossas fronteiras e praticado dentro de uma piscina especial de 4,00 x 8,00 x 1,30m (profundidade) com rede, bola e postes de sustentação.
O BIRIBOL, é um esporte eclético porque atende a todos os tipos de pessoas, não alijando ninguém.
Como lazer, esta modalidade chama atenção dos empresários nos segmentos de hotéis, spas, acampamentos, clubes e academias.
Esta modalidade vem ganhando vários adeptos em várias partes do Brasil, alguns Estados já tem sua Federação, Mato Grosso do Sul,  Minas Gerais, Tocantins e a mais nova, Federação Goiana de Biribol (Goiás) e também em São Paulo, com a Liga Nacional de Biribol (LNB).
Esporte também muito competitivo, desde 1999 a LNB, vem promovendo a COPA BRASIL DE BIRIBOL, disputada com 6 a 8 etapas ao longo do ano, com 12 a 15 equipes em média.
As etapas são disputadas em várias cidades do interior de SP., Uberaba MG., Campo Grande MS., Londrina PR. e brevemente em Tocantins e Goiás.


BIRIBOL EM GOIÁS

A modalidade começou a ser difundida em Goiânia no ano de 1994, com a iniciativa de um grupo de entusiastas numa academia de natação com piscina adaptada para o BIRIBOL. Percebendo o aumento de interessados pelo esporte, decidiram adquirir uma piscina oficial e a instalaram numa chácara particular próximo ao aeroporto Santa Genoveva. Com o crescimento dia a dia de apreciadores do esporte, teve a necessidade de transferir a piscina para algum lugar mais acessível para os atletas, numa escola de natação e biribol mais próxima da região central.
Nesta época o grupo que já estava bem maior despertou interesse de um empresário, Sr. Miguel Frausino, paulista e oriundo de Birigui-SP onde viu o esporte nascer.
Essa parceria favoreceu muito o Biribol em Goiás, tendo em vista que Miguel, é proprietário da Academia Geração Saúde, onde atualmente se pratica o BIRIBOL OFICIAL e de alto nível.
Devido ao grande aumento de adeptos desse esporte, houve a necessidade de se criar a “FGB”, Federação Goiana de Biribol, em 2007.